Seminário reunirá médicos paraenses para debater sobre transplantes


Da Redação
Agência Pará

A Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos do Pará (CNCDO-PA), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promove na próxima terça-feira 25, o I Seminário Médico sobre Transplantes do Pará.Médicos de toda a rede hospitalar do Pará – pública e privada – que trabalham em Unidades Intensivas de Tratamento, assim como neurologistas foram convidados a participar do evento que tem como principal objetivo envolver a classe médica e ativar a participação desses atores no Programa Estadual de Transplantes.

 

A iniciativa surgiu da Central de Transplantes da Sespa e conta com a parceria do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCTPA) e da Farmácia Artesanal.

 

O Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde tem instruído a mobilização intensiva de ações no sentido de aumentar os números de doação e transplantes no Brasil, envolvendo diferencialmente tanto a comunidade em geral como os profissionais de saúde. Sensibilizar o profissional médico para a questão dos transplantes é uma forma de tentar aumentar o número de procedimentos desse tipo no estado.

 

De 1994 a 31 de outubro de 2008 foram realizados 1.277 transplantes, entre córneas, rins e coração. Mas ainda existe no Pará uma fila de espera de aproximadamente 1.683 pessoas e o número cresce com relação à quantidade de procedimentos realizados por ano.

 

Dentre os temas abordados, os participantes poderão debater a situação dos transplantes no Pará e no Brasil, além dos resultados conseguidos com os transplantes renais e aspectos éticos do processo, para isso contará com a presença do convidado Valter Duro Garcia, presidente da ABTO.

O Seminário acontece a partir das 17h, do dia 25, no auditório do CRM-PA.

 

Por Fernanda Sobreira – Sespa

Anúncios

Tags:


%d blogueiros gostam disto: