Com famílias mais conscientes, transplante de córneas aumenta

A Central Estadual de Transplantes (CET), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) registrou crescimento no número de transplantes de Córneas realizados no Estado. Até 15 de Abril de 2009 foi confirmados, na CET, um total de 78 transplantes de Córneas, quase metade do que foi feito durante todo o ano de 2008 (162 transplantes). Foram realizados, no mesmo período, dois transplantes de Rins.

A Secretaria de Estado de Saúde realiza transplantes de Córneas, Rins, enxerto ósseo e Medula óssea em Mato Grosso. O Estado não é referência no transplante de Coração. Os pacientes que precisam de um transplante desse tipo são encaminhados, por meio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para o Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo, onde entram na fila de espera para transplantes do Estado. Durante o ano de 2008, por exemplo, foram encaminhados ao INCOR 08 pacientes de Mato Grosso.

Roseli Seror Cuiabano, membro do grupo de Educação Permanente em Transplantes da CET, explicou que “o aumento de transplantes se deve a medidas como o funcionamento do Banco de Olhos do Estado, localizado no Hospital de Olhos e que permite agilizar a realização do procedimento, da instalação do Laboratório de Histocompatibilidades, no HGU, que agiliza os exames para os transplantes, das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) e da Campanha Permanente de Doação de Órgãos por parte da Central Estadual de Transplantes em nosso Estado”.

Fonte: http://www.adote.org.br/news/com_familias_mais_conscientes__transplante_de_corneas_aument_166

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: